joão4-48

João 4.48


“Então, Jesus lhe disse: Se, porventura, não virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis.” (João 4.48)

Já que estamos em época de vestibular, decidi usar o título “os esporos da fé” para esta mensagem. Os esporos são os carregadores da vida do fungo, as sementes do fungo. De tão leves, eles são levados pelo vento e onde caem, se encontrarem as condições propícias, eles nascem e crescem.

E eu gostaria de falar sobre os esporos da fé, ou melhor, sobre os meios que Deus utiliza para fazer nascer a fé no coração das pessoas. Muitas pessoas afirmam que não há necessidade de haver sinais para que nasça a fé. Dizem que a pessoa deve crer independentemente de quaisquer sinais visíveis. Afirmam que a fé nasce quando a pessoa entende com a razão a doutrina de Cristo. Falam do novo nascimento, do poder de Deus, do Espírito Santo e, então, concluem que se a pessoa tiver o entendimento correto, ela necessariamente vai ter fé.

Mas Jesus não disse isso. O filho de um oficial do rei estava doente. Quando ele soube que Jesus estava na região, procurou Jesus para ir curá-lo. E foi nessa ocasião que Jesus exclamou: “Se, porventura, não virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis.” Esse texto apresenta uma associação entre a fé e os sinais. Mas como isso se dá? Como nasce a nossa fé?

Ela não nasce a partir da razão – A fé não é fruto do meu conhecimento teológico ou bíblico. Uma pessoa pode ter feito seminário, mestrado ou doutorado em teologia, e ainda assim não ter fé. Ela pode ter lido muitos livros que falam sobre fé, e ainda assim, não confiar em Deus (como é o caso de João Wesley).

Ela não nasce de ouvir os relatos de outras pessoas – A sua fé não nasce de ouvir as histórias que outras pessoas contam. Você pode viver em meio a pessoas cheias de fé, com muitas experiências com Deus, e ainda assim não ter fé. Você pode até mesmo ser edificado, ter o coração aquecido, mas continuar não confiando em Deus (os fariseus).

Ela nasce através da experiência com Deus – A fé só nasce a partir da experiência que a pessoa tem com Deus e com o seu poder; ela está relacionada com os sinais. A pessoa vê alguma coisa, ouve uma palavra, sente alguma sensação, presencia um milagre que reconhece ser de Deus e, então, ela passa a ter fé em Deus – assim como o coração aquecido de João Wesley, os adoradores de Baal confrontados por Elias, o oficial do rei, os judeus depois do Pentecostes e os convertidos de Paulo.

Portanto, se a nossa fé nasce através da experiência com Deus, podemos concluir que Deus deseja realizar sinais, por vários motivos.

Porque os sinais apontam para Jesus

O contexto maior nos mostra que todos os sinais apontam para Jesus. O objetivo deles é fazer com que as pessoas reconheçam que Jesus é o Messias, o Salvador, o Enviado de Deus ao mundo. Os sinais são como um outdoor, que não está ali somente para que as pessoas parem e fiquem extasiadas com os desenhos, com as cores, com os escritos. Ele está ali para indicar um determinado local ou uma pessoa; ele aponta para alguém.

Há muitas pessoas que cometem esse equívoco. Vêem sinais e imaginam que eles têm um fim em si mesmo. Admiram, adoram os sinais. Quando conversam, só falam dos sinais e imaginam que eles são tudo. Esse foi o problema nas cidades de Cafarnaum e Betsaida (Mateus 11.21-24) e tem sido esse, hoje, o problema de muitas pessoas. Elas começam a valorizar os sinais em detrimento do próprio Senhor. Mas os sinais são como um outdoor. Eles apontam para Jesus. Quando aquele oficial experimentou uma manifestação de Deus na sua própria família, ele foi levado a olhar para Jesus com outros olhos. Ele já não via Jesus como uma pessoa qualquer, mas como o Messias, o Enviado de Deus.

Porque os sinais são uma prova concreta do amor de Deus

Deus realiza sinais para revelar a cada pessoa o quanto Ele se importa com elas. É uma prova de que Ele não está longe, preocupado com outras coisas ou pessoas, mas está perto, desejando nos fazer perceber o quanto Ele nos ama e quer nos ajudar. É como na ressurreição do filho da viúva de Naim (Lucas 7.13) e na cura de muitos enfermos (Mateus 14.14).

Porque os sinais são o meio que Deus usa para aumentar a nossa fé

O objetivo dos sinais é nos levar a colocar a nossa confiança somente em Deus. É nos fazer reconhecer que Deus é poderoso para realizar qualquer coisa, ainda que aos nossos olhos elas sejam impossíveis. Foi exatamente isso que Jesus afirmou; Ele disse que os sinais são os esporos da fé. Por isso, ele não dirigiu essa palavra apenas àquele homem, mas a todas as pessoas que estavam ali. Notem bem que o verbo está no plural.

Na Escritura há vários exemplos dessa realidade. No dia do Pentecostes, as pessoas creram em Pedro e nos apóstolos por causa do sinal das línguas (Atos 2); no templo, por causa da cura de um coxo que ficava à porta do templo formosa (Atos 3); a multidão de crentes crescia em meio aos milagres realizados pelos apóstolos (Atos 5.12-14); em Samaria, as pessoas se converteram vendo os sinais realizados por Filipe (Atos 8.6,7); na primeira viagem missionária de Paulo, o procônsul Sérgio Paulo creu em Jesus depois do sinal da cegueira de Elimas, o mágico (Atos 13.12); ao escrever a sua carta aos romanos, Paulo registrou o que acontecia nas suas viagens missionárias (Romanos 15.18,19)

E quanto à minha vida? O que fazer para experimentar as manifestações e os sinais de Deus na minha vida?

Como experimentar os sinais?

Aproximando-nos de Jesus – Deus é o único que pode realizar maravilhas em nossas vidas. Mas para isso, precisamos nos aproximar dEle. De nada adianta saber que Ele realiza sinais ou que Ele pode trazer a solução para os nossos problemas. Precisamos sair da nossa zona de conforto e ir ao encontro de Jesus com o coração cheio de humildade e fervor. Essa foi a atitude daquele oficial do rei: ele não se importou com o que poderiam pensar dele. Em vez disso, ele foi até Jesus, se humilhou e suplicou o milagre.

Buscando sinais palpáveis e mensuráveis – Quando aquele homem se aproximou de Jesus, ele pediu a cura do seu filho. Se Jesus lhe respondesse, ele teria certeza de que a resposta tinha vindo. O sinal que ele pediu era mensurável, palpável, visível. Às vezes, as pessoas pedem um sinal e depois ficam em dúvida se o sinal aconteceu ou não; se precisa dessa ou daquela interpretação. Os sinais precisam ser claros. Por isso, quando você pedir para que Deus aumente a sua fé, peça a Deus para realizar um sinal visível na sua vida. A fé se relaciona com as nossas experiências com Deus.Estudos bíblicos relacionados